sábado, 30 de janeiro de 2010

Ignore e morrerás também !


Conhecimento Teológico. que diferença faz?
Uma certa noite ouvir de um líder evangélico a seguinte frase :" A igreja não precisa de teólogo e sim de pastores" o contexto da frase se referia a uma tentativa de discriminação de um outro líder mais "informado" que ele teologicamente.
Considero que é uma frase infeliz e extremamente perigosa para a igreja que adota essa falsa sabedoria. A presença de pastores-mestres nas nossas igrejas se faz tão urgente e necessária quanto a presença de um médico plantonista especializado na área de emergências de uma unidade de saúde. A igreja de Cristo tem perdido sua capacidade terapêutica por motivo de desprezo para com o conhecimento teológico. Estamos vendo uma grande quantidade de lideres que lideram sem saber o que, e nem como se faz, e sem saber qual realmente é sua função no Corpo. Paulo inspirado pelo Espírito santo de Deus conseguiu vê a grande necessidade que a igreja de Cristo tem do bom exercício dos Dons espirituais para continuar crescendo na santíssima fé. Teve a felicidade de compara-la a um corpo com vários membros com diferentes funções com o mesmo valor no corpo independentemente do volume de operacionalidade e com um único Espírito,único Senhor e único Deus ,isto é, um Cabeça que comanda tudo. Paulo ordenou para que não fossemos ignorantes quanto aos dons espirituais. A ignorância tem sido a fonte de muitos desastres coletivos ,"meu povo morre por falta de conhecimento."disse jesus.
A igreja experimenta dias de confusões,imoralidades e perda de foco por falta de conhecimento de Deus, de Cristo e do Espírito Santos. E não é um conhecimento apenas formal e sim o conhecimento-teórico-pratico. A bíblia está carregada de parábolas e outros gêneros literários que enfatizam a importância de conhecer e praticar o conhecimento adquirido. Mais a ignorância permanece !. E eu pergunto porque? porque estão excluindo os teólogos ou a boa teologia?,ou falta bons seminários? ou será que gostamos tanto das trevas assim que não queremos troca-la pela MARAVILHOSA LUZ?.
Quando eu olho para o texto de João 17 aonde jesus faz uma oração. Eu me alegro ao encontra a palavra conhecer mais de nove vez. Há uma repetição acentuada desse verbo. Se é certo o proverbio que "a boca fala do que está cheio o coração". jesus estava cheio de conhecimento do pai,da sua missão,dos seus discípulos e da realidade de sua época, e de tal modo estava cheio, que orando só pensava nisso. Eu não sei aonde foi feita essa oração e quantos a presenciaram,mais, é João que a menciona como feita por jesus. E é ele quem dá a ela os termos morfológicos,gramaticais E sintático.
como ele gravou cada palavra? será que ia anotando em algum lugar tudo o que o mestre amado falava para realmente lembrar mais tarde?. Minha resposta é sim. ele registrou com propósito de compartilhar mais tarde com outros a sua maravilhosa descoberta " O DESEJO DO DEUS ENCARNADO". E Eu lhes fiz conhecer o teu NOME, e lho farei conhecer mais,..JO 17:26.
Quem não aproveitaria todas as oportunidades que as considerassem importantes?.
E por isso, registramos as palavras ,os olhares, as intimidades.Tudo passa a ser importante e digno de registro. foi isso que João fez. Aproveitou as oportunidades para conhecer seu mestre até nas palavra direcionada ao pai. A oração de jesus é carregada de conhecimento teológico. podemos analisar essa oração e descobrir a mente de Cristo, seu conhecimento do pai, da obra, sua leitura de mundo,sua satisfação pessoal,....
conhecimento faz diferença sim até quando oramos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste Blog não são previamente moderados, pois acreditamos no bom senso de quem nos visita. Todavia isto não impede que comentários considerados inadequados sejam sumariamente excluídos.