
Conhecimento Teológico. que diferença faz?
Uma certa noite ouvir de um líder evangélico a seguinte frase :" A igreja não precisa de teólogo e sim de pastores" o contexto da frase se referia a uma tentativa de discriminação de um outro líder mais "informado" que ele teologicamente.
Considero que é uma frase infeliz e extremamente perigosa para a igreja que adota essa falsa sabedoria. A presença de pastores-mestres nas nossas igrejas se faz tão urgente e necessária quanto a presença de um médico plantonista especializado na área de emergências de uma unidade de saúde. A igreja de Cristo tem perdido sua capacidade terapêutica por motivo de desprezo para com o conhecimento teológico. Estamos vendo uma grande quantidade de lideres que lideram sem saber o que, e nem como se faz, e sem saber qual realmente é sua função no Corpo. Paulo inspirado pelo Espírito santo de Deus conseguiu vê a grande necessidade que a igreja de Cristo tem do bom exercício dos Dons espirituais para continuar crescendo na santíssima fé. Teve a felicidade de compara-la a um corpo com vários membros com diferentes funções com o mesmo valor no corpo independentemente do volume de operacionalidade e com um único Espírito,único Senhor e único Deus ,isto é, um Cabeça que comanda tudo. Paulo ordenou para que não fossemos ignorantes quanto aos dons espirituais. A ignorância tem sido a fonte de muitos desastres coletivos ,"meu povo morre por falta de conhecimento."disse jesus.
A igreja experimenta dias de confusões,imoralidades e perda de foco por falta de conhecimento de Deus, de Cristo e do Espírito Santos. E não é um conhecimento apenas formal e sim o conhecimento-teórico-pratico. A bíblia está carregada de parábolas e outros gêneros literários que enfatizam a importância de conhecer e praticar o conhecimento adquirido. Mais a ignorância permanece !. E eu pergunto porque? porque estão excluindo os teólogos ou a boa teologia?,ou falta bons seminários? ou será que gostamos tanto das trevas assim que não queremos troca-la pela MARAVILHOSA LUZ?.
Quando eu olho para o texto de João 17 aonde jesus faz uma oração. Eu me alegro ao encontra a palavra conhecer mais de nove vez. Há uma repetição acentuada desse verbo. Se é certo o proverbio que "a boca fala do que está cheio o coração". jesus estava cheio de conhecimento do pai,da sua missão,dos seus discípulos e da realidade de sua época, e de tal modo estava cheio, que orando só pensava nisso. Eu não sei aonde foi feita essa oração e quantos a presenciaram,mais, é João que a menciona como feita por jesus. E é ele quem dá a ela os termos morfológicos,gramaticais E sintático.
como ele gravou cada palavra? será que ia anotando em algum lugar tudo o que o mestre amado falava para realmente lembrar mais tarde?. Minha resposta é sim. ele registrou com propósito de compartilhar mais tarde com outros a sua maravilhosa descoberta " O DESEJO DO DEUS ENCARNADO". E Eu lhes fiz conhecer o teu NOME, e lho farei conhecer mais,..JO 17:26.
Quem não aproveitaria todas as oportunidades que as considerassem importantes?.
E por isso, registramos as palavras ,os olhares, as intimidades.Tudo passa a ser importante e digno de registro. foi isso que João fez. Aproveitou as oportunidades para conhecer seu mestre até nas palavra direcionada ao pai. A oração de jesus é carregada de conhecimento teológico. podemos analisar essa oração e descobrir a mente de Cristo, seu conhecimento do pai, da obra, sua leitura de mundo,sua satisfação pessoal,....
conhecimento faz diferença sim até quando oramos !



